CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

VI Rota Gastronômica do Cambuci chega ao Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar


CARAGUATATUBA: Em sua VI edição, a Rota Gastronômica do Cambuci chega a Caraguatatuba e acontecerá no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) , no dia 6 de julho, das 9h30 às 18h. Devido à importância da fruta para o Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado este evento que viaja pelas cidades, trazendo ao público os aspectos gastronômicos, históricos, culturais, ambientais, econômicos e turísticos desta deliciosa fruta.
Foto: Divulgação PESM - Núcleo Caraguatatuba
Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, o cultivo de frutos como o cambuci tem o poder de transformar a realidade, tanto das unidades de conservação, como das comunidades do entorno. “Projetos como este têm uma função socioambiental de grande importância, uma vez que promovem o uso sustentável dos recursos, o que pode resultar em uma melhoria na qualidade de vida. A Rota do Cambuci tem como objetivo, preservar e resgatar a história da região, principalmente gerando renda e fortalecendo a estratégia de conservação ambiental.
Na programação, brincadeiras para as crianças, informações sobre o parque, apresentações musicais e teatrais, exposição e venda de artesanatos e produtos à base de Cambuci das seguintes cidades: Ribeirão Pires, com Chocolateiras e os produtores da Estrela do Campo; São Lourenço da Serra, com a Doçaria Artesanal e os produtores do Rancho Inhame Bravo e Cia das Cachaças; Prefeitura de Paraibuna com seus produtores, produtores locais de Caraguatatuba, Salesópolis e Natividade da Serra.
Foto: Divulgação PESM - Núcleo Caraguatatuba
O evento em Caraguatatuba conta com a parceria da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura de Caraguatatuba.
O Cambuci
Tradicional na cultura popular regional, rico em vitamina C e antioxidantes, o Cambuci já era utilizado pelos índios e também por bandeirantes e tropeiros na cachaça e xarope, doces e outros produtos. Hoje, com os festivais, o Cambuci vem conquistando o público com suas mais variadas receitas.

Sobre o PESM – Núcleo Caraguatatuba
O Núcleo Caraguatatuba do PESM integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, por meio da Fundação Florestal. Com aproximadamente 60 mil hectares, engloba os municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Natividade da Serra e Salesópolis, guardando mananciais que abastecem Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

O Parque estimula a educação ambiental, o ecoturismo e o lazer em sua sede através de três trilhas: Jequitibá, Poção e Tropeiros, onde o visitante pode conhecer as riquezas da fauna e flora da Mata Atlântica, e ainda desfrutar das corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais.
Serviço
O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, fica na Rua do Horto Florestal, 1200, bairro Rio do Ouro. Para mais informações sobre o parque, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ , ligue para (12) 3882-5999, ou entre em contato pelo e-mail:pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br .

Confira a programação completa e prestigie!
9h30 – Abertura do evento
11h – Apresentação Orquestra de Viola Caipira FUNDACC – Estrela de Ouro
14h – Apresentação Teatral Centro Comunitário Rio do Ouro, FUNDACC – prof. Guilherme
15h – Apresentação Camerata de Cordas – FUNDACC
18h – agradecimentos e encerramento do evento

Durante todo o dia, o parque oferece brincadeiras com as crianças e informações aos visitantes sobre o Núcleo Caraguatatuba do PESM.
Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário