CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 24 de março de 2015

Água: Nosso bem maior

Rio Santo Antônio - Caraguá
Foto: Diego Cardoso
MEIO AMBIENTE: Como domingo passado (22) foi dia mundial da água, nada como lembrar dessa data tão importante que nos remete a um bem tão valioso: a água. 

Muito tem se ouvido falar na falta de água em nosso país devido a escassez de chuva, e nunca se falou tanto nas represas como no dia de hoje. A mais importante para São Paulo a cantareira opera bem abaixo de seu nível habitual. Mesmo com as chuvas constantes nesse mês de março, a situação continua crítica principalmente no sudeste onde acompanhamos pelos jornais e televisão nossos mananciais secarem a cada dia.

 No nosso litoral ainda não chegamos a esse estado crítico devido a nossa preciosa Mata Atlântica que ainda se encontra preservada. A mata é responsável por reter a água da chuva e fazer uma espécie de "estoque" para que não falte água a floresta . 

Nossa vizinha Paraibuna tem sofrido bastante com a escassez de chuva. Prova disso é comprovada ao passar pela rodovia dos Tamoios quando vemos a represa de Paraibuna, se antes  imponente, hoje bem abaixo de seu nível ideal. A represa é responsável por abastecer boa parte do Rio de Janeiro. Na foto a seguir podemos ver como ela secou em pouco tempo. A primeira foi tirado no início de 2013 e a outra no início de 2015. Em dois anos a represa perdeu boa parte de sua capacidade.      
Represa de Paraibuna em 2013 e em 2015
Foto : Diego Cardoso / Valdenei Sbruzzi
Com toda essa crise aliada também a alta da inflação que nosso país vem sofrendo nos últimos meses, todos tem sentido o aumento significativo nas contas de água e luz. 
Mas de quem é a culpa afinal? Do governo que não investiu nos últimos anos em novas formas de se estocar água a não ser as represas? 
Com certeza o governo tem uma grande parcela de culpa na má gestão da água. Mas nós também devemos nos organizar com essa nova fase - a da falta de água. Segundo alguns estudos em menos de 30 anos a água para consumo pode cair mais da metade no nosso planeta. E que que queremos deixar afinal para nossa futura geração?

A palavra do momento é ECONOMIZAR. Faça sua parte além de economizar na sua conta você também ajuda o meio ambiente. Veja algumas dicas:


Lembrando somos compostos por mais de 70% de água


"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca."
Provérbio popular 

Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário